quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Energias Renováveis




http://www.youtube.com/watch?v=9VCr8lwCU2Q

Tipos de Energia Solar

Os métodos de captura da energia solar classificam-se em directos ou indirectos:
  • Directo significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem.
Exemplos:
  • A energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando electricidade. (A conversão a partir de células fotovoltaicas é classificada como direta, apesar de que a energia eléctrica gerada precisará de nova conversão - em energia luminosa ou mecânica, por exemplo - para se fazer útil.);
  • A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água, por exemplo - esse princípio é muito utilizado em aquecedores solares.

  • Indirecto significa que precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável.
Exemplo:
  • Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol

Desvantagens da Energia Solar

As Desvantagens do uso da Energia Solar:

 - Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar é maior do que a energia gerada por ele.
 - Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
 - Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
 - Locais frios (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
 - As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroeléctrica (água) e a biomassa.



Vantagens da Energia Solar

As Vantagens do uso de Energia Solar:

 - A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo que existem actualmente.
 - As centrais necessitam de manutenção mínima.
 - Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem diminuindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
 - A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
 - Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.


Introdução à Energia Solar


A energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica.
No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe uma extrema quantidade de energia. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é reflectido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.
As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais.
A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas, hidro-electricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fracção da energia solar disponível é utilizada.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Tipos de Tecnologias (cont.)

Dispositivo de Galgamento – Este dispositivo consiste numa rampa que é galgada pelas ondas e num reservatório de armazenamento que recolhe a água das ondas. As ondas que entram no reservatório criam uma altura de água que é devolvida ao mar através de turbinas convencionais de baixa queda, instaladas no fundo do reservatório.


Dispositivo Submerso de Diferença de Pressão – Este é um dispositivo submerso, normalmente instalado perto da costa e apoiado no fundo do mar. O movimento das ondas provoca a subida e descida do nível da água acima do dispositivo, induzindo uma diferença de pressão que provoca a subida e descida do dispositivo juntamente comas ondas.


Tipos de Tecnologias (cont.)

Conversores Oscilantes de Translação das Ondas – Este é um colector instalado perto da superfície, montado sobre um braço colocado sobre um eixo perto do fundo do mar. O braço
oscila como um pêndulo invertido, devido ao movimento das partículas da água nas ondas.



Coluna de Água Oscilante (CAO) – Esta estrutura é parcialmente submersa, oca, com abertura Para o mar abaixo da superfície da água, para que o ar contido no seu interior seja comprimido pela coluna de água. Este ar é conduzido através de uma turbina de ar para produzir energia.


Tipos de Tecnologias

Atenuador – Este é um dispositivo flutuante longo que é alinhado perpendicularmente em relação à frente da onda. O dispositivo flutua efectivamente sobre as ondas e capta a energia quando as ondas o atravessam, devido ao movimento progressivo que estas provocam ao longo do seu comprimento.


Pequeno Sistema Oscilante de Simetria Axial Esta é uma estrutura flutuante que absorve a energia das ondas em todas as direcções por força dos movimentos das ondas na superfície da água ou perto dela. Este sistema oscilante, tendencialmente com pouco metros de diâmetro, é de pequenas dimensões comparado como comprimento de onda típico.