sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Energia Geotérmica

Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor vindo da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido à necessidade de se obter energia eléctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade. Hoje a grande parte da energia eléctrica vem da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, no entanto, esses métodos são muito poluentes.






Para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos, primeiro, entender como nosso planeta é constituído. A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, logo, há zonas de intrusões magmáticas (em profundidade), onde a temperatura é muito maior.

NOTA:

Sabem quando damos em Ciências Naturais as rochas?
Normalmente, as rochas magmáticas são divididas em dois tipos:
     -as intrusivas ou plutónicas - formadas em profundidade;
     -as extrusivas ou vulcânicas – formadas à superfície ou perto dela.

Introdução à Energia Geotérmica

A energia geotérmica é um tipo de energia que funciona graças à capacidade natural da Terra e/ou da sua água subterrânea em reter calor e consiste em transferir esse calor, num sistema composto de canos subterrâneos e de uma “bomba de sucção de calor”, para aquecer ou arrefecer um edifício.







Uma bomba de sucção de calor é a componente do sistema que necessita de energia eléctrica para poder funcionar. O seu papel consiste em extrair energia térmica da Terra para um edifício durante o Inverno e o contrário acontece durante o Verão onde transfere o calor do edifício até uma zona mais fria da Terra, assim mantendo-o fresco.
Para isto ser realizado, a energia térmica tem de viajar através de um meio líquido (água subterrânea) contendo uma solução que previne a gelificação da água nos locais onde ela atinge temperaturas baixas.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que são as Energias Renováveis?


Entende-se por: “Energias renováveis são todas aquelas formas de energia cuja taxa de utilização é inferior à sua taxa de renovação. As suas fontes podem ter origem terrestre (energia geotérmica) gravitacional (energia das marés) e solar (energia armazenada na biomassa, energia de radiação solar, energia hidráulica, energia térmica oceânica e energia cinética do vento e das ondas). Também são consideradas fontes de energia renovável os resíduos agrícolas, urbanos e industriais.”

Introdução ao Tema



Os bens naturais são as fontes de riqueza materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades, e são avaliados de acordo com as utilizações que as sociedades fazem deles. O homem procura tirar deles as maiores vantagens e, com o seu engenho – tecnologia – aproveitá-los o melhor possível, tornando-os recursos. Se, por um lado, é claro que os recursos naturais têm uma importância vital em si mesmos, por outro, devem ser considerados como uma “recompensa” pela capacidade do homem os localizar, os extrair e deles usufruir.
À medida que os recursos, como o petróleo, se forem tomando menos disposições e mais caros, o homem terá de optar cada vez mais pelos recursos energéticos alternativos e renováveis, como a água, o vento, as ondas do mar, a energia solar, recursos estes inesgotáveis.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Bem Vindo




Bem vindos ao nosso blog.
Este blog foi criado por duas alunas do 8ºA da E.B.2,3 Drª Mª Alice Gouveia e o tema que aqui é tratado são as Energias Renováveis, mais especificamente a Energia das Ondas, a Energia Geotérmica e a Energia Solar.
Esperemos que gostem.